sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quem ama


1 Jo 4, 18-21

“Quem ama a Deus, ame também o seu irmão” 1 Jo 4,21b

Como palavras tão simples
Reúnem uma profundidade e exigência
Que me fazem cair do “pedestal”
Em que penso estar em relação
À relação com Deus e com os outros!

Como posso amar quem espera sempre mais de mim
Mas de quem nem sempre sinto retribuição?
E quantas vezes espero primeiro para sentir
Primeiro o amor que me têm,
Antes de entregar o amor que lhes tenho?
É isto amor? Interesse é por certo!
A exigência é amar Deus nos outros!
Então se Deus está em mim e no outro
Deveria ser fácil!
Se Ele nos ama primeiro
Porque esforçarmo-nos tanto
Para obter a Sua aprovação antes
De amar o outro?
E nesta entrega o sofrimento
Que se experimenta quando não é acolhido
O amor que estamos a oferecer,
Ou quando nos exigem mais,
Ou reclamam que demos mais a outros,
Ou quando protesto por teres amado mais
Uns que a outros (pela minha maneira de ver – errada)
Ajuda-me a perceber e a compreender a palavra
Amor
E a aceitar que não posso perceber tudo,
Para não fechar o meu coração ao que me ofereces!



Já estamos em tempo de Quaresma!

Amar mais e melhor é um bom objectivo para esta época!

Disso não nos podemos abster!

Boa caminhada até à Páscoa. Abraços

Sem comentários: